Brasília é a quarta capital onde mais se consome álcool em excesso Alcoolismo / Feature / Notícias

Capital do país só perde para Palmas, Cuiabá e Salvador, segundo o Ministério da Saúde. Homens entre 25 e 34 anos são a maioria

Costuma tomar bebida alcoólica e perder o controle de si? Fica sem lembrar do que aconteceu na noite anterior? Então você provavelmente compõe uma estatística divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (17/4). De acordo com a pasta, Brasília é a quarta capital do país onde mais se consome álcool de forma abusiva.

O levantamento aponta que 22,6% dos entrevistados no Distrito Federal tinham ingerido bebidas alcoólicas em excesso nos 30 dias anteriores à pesquisa. No ranking, Brasília só fica atrás de Palmas (23,6%), Cuiabá (24,1%) e Salvador (24,9%).

O consumo é considerado abusivo quando se ingere mais de quatro doses puras de álcool, no caso das mulheres; ou cinco doses, no caso dos homens.

 

O último grupo, inclusive, é líder no quesito. Segundo o estudo do Ministério da Saúde, 31,3% dos homens assumiram ser adeptos da prática. Já entre as mulheres, a taxa ficou em 15,1%.

A faixa etária também assume um papel nesse tipo de consumo. Os jovens entre 25 e 34 anos são os que mais bebem em excesso (25,8%), seguidos pelos que têm entre 18 e 24 anos (22,1%).

 


Comecei a ingerir bebidas alcoólicas aos 14 anos de idade, me tornei alcoólatra e hoje estou em recuperação.