Alcoolismo: saiba onde encontrar um tratamento gratuito Alcoolismo / Feature

Tratando-se de uma doença crônica, o alcoolismo precisa de cuidados para o resto da vida, mas a luta é individual. Isso significa que para muitos, a sobriedade é através de reuniões do Alcoólicos Anônimos , Associação Antialcoólica. Para outros, será através de profissionais da saúde (psicólogos, médicos psiquiatras, etc) e há quem busque a internação. E, claro, há pessoas que preferem a união de vários tipos de tratamento.

Para quem busca tratamento gratuito, separei algumas opções:

Alcoólicos Anônimos

O grupo de ajuda mútua é referência no apoio ao alcoólatra que quer parar de beber. Ninguém paga nada para participar de uma reunião e um dos grandes princípios é o sigilo. Presente no Brasil há 80 anos, o Alcoólicos Anônimos possui reuniões em quase todas as cidades do Brasil. Com certeza você encontrará uma perto de você. Para saber qual o endereço, basta acessar o site www.aa.org.br.

CAPS – AD

Os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas são unidades de saúde feitas para atender gratuitamente quem precisa tratar o alcoolismo. O acompanhamento é realizado através de médicos, psicólogos e terapeutas. Também há abertura para a participação da família. Pelo tamanho da demanda, ainda temos poucas CAPS – AD no Brasil.

Quando o alcoólatra mora em uma cidade que não tem o CAPS – AD, pode procurar um CAPS tradicional (que cuida da saúde mental) ou uma unidade básica de saúde de seu município para fazer o tratamento.

Se houver necessidade de internação, é o próprio CAPS que faz a solicitação e encaminha o paciente para alguma das instituições associadas. Para mais informações, acesse: Centro de Atenção Psicossocial.

Guia Clínicas de Recuperação

Existem algumas comunidades terapêuticas que oferecem internação gratuita. Um dos caminhos para encontrar uma é através do Guia Clínicas de Recuperação – um site onde é possível encontrar tratamento gratuito e particular em todo o Brasil. Basta buscar pela cidade e pelo estado. Acesse http://clinicatravessiasp.com.br/ 

Universidades

Algumas universidades públicas e privadas possuem ambulatório com atendimento médico e/ou psicológico focado na recuperação dos alcoólatras. Se na sua região tem uma universidade que tenha cursos na área de saúde (medicina, psicologia, enfermagem, etc) se informe sobre atendimento para a comunidade.

Justiça

Em casos em que o alcoólatra deseja fazer tratamento em consultório ou ser internado e não consegue atendimento gratuito, ele pode recorrer à Justiça. Neste caso, é preciso buscar o Ministério Público e levar toda a documentação de que precisa de tratamento e que não conseguiu uma vaga gratuita.  O e-book Como Conseguir Internação Gratuita para Dependente Químico em Clínica Particular explica com detalhes sobre esse caminho. Para baixar gratuitamente, acesse Ebook Internação Gratuita.   

Veja também: Conheça os principais tipos de tratamento para alcoolismo


Comecei a ingerir bebidas alcoólicas aos 14 anos de idade, me tornei alcoólatra e hoje estou em recuperação.

  • Angelo Delle Piane SK

    Nome da injeção é Vivitrol.
    O Vivitrol foi baseado em outra droga mais antiga, a Naltrexone, durante anos usada no tratamento de alcoólicos e viciados em ópio. A Alkernes reformulou o medicamento e agora ele é injetável, sendo liberado lentamente para o corpo durante 30 dias.
    Testes mostraram que as injeções de Vivitrol ajudaram a reduzir a ingestão de bebida em excesso durante o mês. Em abril, o FDA, órgão regulador de remédios e alimentos nos Estados Unidos, aprovou o medicamento para pacientes em tratamento que deixaram de beber por pelo menos uma semana.

  • nilzarodrigues rodrigues

    Meu filho é alcoolatra,não suporto ve-lo sofrendo mais, ele não consegue trabalhar direito, é depremido, tentouu suicidio, eu ja levei-o ao caps, ele não toma os medicamentos certos, mistura com alcool, ele tem uma filhinha amável, a Eloa,tem 7 anos, e ela fica triste em ve-lo assim, a mulher dele, ja tocou ele de casa, ele fica em um quarto na minha casa, mas eu tenho trauma meuu exmarido era alcoolatra e faleceu ha 3 anos, pelo amor de DEUS, me ajudem, socorro, preciso de uma orientação, sou de iguape,litoral de S.P,TENHO FACE;NILZARODRIGUES1029…..me respondam, falem com meu filho

  • Marcos Roberto da Silva

    Gostaria de me internar em uma clínica

  • Marcos Roberto da Silva

    Boa meu nome é Marocos sou alcoólatra e preciso de ajuda

  • Zenaide Aparecida Nunes da Sil

    Boa noite
    Preciso de ajuda

  • David

    Meu pai e alcolatra mas minha familia nao tem condiçao de paga uma clinica quero ajuda quero sabe oq fazer sinto q a qualquer hora ele pode morrer

  • Luciana

    Como é o nome da injeção

  • Luciana

    Vc pode dizer o nome da injeção ?

  • Maria Aparecida Alves

    Olá, tem outro número que posso entrar em contato, esses ai to ligando e diz que não existe !
    Por favor entre em contato comigo qualquer coisa. Obrigada !

    • ScarlettMorgana Amorim

      Oi, acho que precisa por o 9 (61992794450), ou esse: 61 3356-3257. Obrigada.

      • Marcia Alvarez Zagel

        Ha esse tupo de tratame to em outro estado? Qual e o nome da injecao? Talvez possa falar com algum medico do SUS aqui em Santa Catarina. Por favor agradeceria sua ajuda. Deus abencoe.

  • Stella Maris

    Eu me chamo Stella Maris, moro em Belo Horizonte e comecei a fazer um trabalho a princípio sozinha, mas sonho em trabalhar com uma equipe, para tirar pessoas com dependência química e alcoólica da rua, como hoje eu já encontrei um homem que quer sair, eu vim ao Google e procurei ajuda e encontrei este Site, então quem morar em Belo Horizonte e quiser se juntar a mim, o meu Facebook é:https://www.facebook.com/stellamarisamarelas (Observação, favor só me adicionar quem quiser fazer esta parceria, obrigada).