Cantor Armandinho admite alcoolismo e pede ajuda Notícias

Conhecido pelo sucesso “Desenho de Deus”, o cantor Armandinho, 44 anos, usou o Instagram para revelar seus problemas com o álcool e pedir apoio. “De alguns dias pra cá voltei a beber. Enlouqueci. O álcool me deixa agressivo e me faz muito mal. Preciso de ajuda e peço perdão a quem eu tenha atingido com meus posts. Já estou amparado agora, e tudo voltará ao normal. A vida de artista é pesada para mim, mas nunca vou desistir. Preciso de ajuda só isso”, escreveu na postagem do dia 21 de agosto.

Tal atitude repercutiu no Brasil e ele recebeu apoio dos fãs. Sua atitude de assumir o alcoolismo nas redes sociais foi elogiada pelo psiquiatra e psicanalista Sérgio Paula Ramos, diretor-técnico de um centro especializado em tratamento de dependentes químicos e ex-presidente da Associação Brasileira de Álcool e outras Drogas (Abead). Para o especialista, a mensagem pode motivar outras pessoas a enfrentarem a dependência de álcool.

Leia também: Por que o álcool é considerado uma droga?

“Ele não é o primeiro artista brasileiro a assumir isso publicamente nem vai ser o último. É um ato que, primeiramente, denota coragem. E eles prestam um relevante serviço para a saúde pública. Porque as pessoas olham e pensam que, se o Armandinho assumiu, elas também podem assumir”, avalia Ramos.

O grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) no Rio Grande do Sul também sustenta que a aceitação do alcoolismo é um dos primeiros passos para o sucesso do tratamento. Um colaborador do AA, que está há 16 anos sem beber, pontua que a dependência pode ser controlada, mas é preciso enfrentá-la diariamente.

“A gente sabe que a doença não tem cura. Ela tem uma solução. Sempre dizemos que tem que evitar o primeiro gole de 24 horas em 24 horas. Se você não toma o primeiro, não toma o segundo e nem o terceiro”, ensina ele.

Leia também: 11 dicas essenciais para ajudar um alcoólatra

No domingo (24), o músico publicou um vídeo em que aparece com um chimarrão à beira do Guaíba, em Porto Alegre. Na mensagem para os fãs, ele declara estar “forte” e agradece às pessoas que o apoiam. Veja o vídeo postando no facebook do cantor Armandinho.

Com informações do portal G1 do Rio Grande do Sul.  


Comecei a ingerir bebidas alcoólicas aos 14 anos de idade, me tornei alcoólatra e hoje estou em recuperação.