Como proteger filhos adolescentes do álcool? Feature / O álcool

Quando os filhos chegam à adolescência, mudam as preocupações. Drogas, sexo e demais assuntos tornam-se pautas na família. E tratando-se de uma droga legalizada e socialmente aceita, o álcool costuma ser a primeira a ser experimentada pelos jovens. Seja por incentivo dos próprios familiares, seja pressão dos amigos. Portanto, é preciso que os pais e responsáveis estejam preparados para proteger os filhos adolescentes do álcool. A gente te dá dicas de como fazer isso:

Converse

A melhor forma de proteger seu filho do álcool é através da prevenção. Não tenha receio de conversar com o adolescente sobre o álcool. Procure manter a calma e tenha um diálogo amigável. Exponha os malefícios do álcool e sobre a necessidade de que ele não beba, tanto por ser menor de idade quanto pelas consequências.

Seja exemplo

Os filhos sempre buscarão como referencia os adultos mais próximos, especialmente os pais. Portanto, evite abusar de bebidas alcoólicas na frente dos filhos, não importa a idade.

Sim, pode acontecer

“Nunca vai acontecer com meu filho”. Cuidado com pensamentos assim. Esperamos sempre o melhor para os nossos filhos, mas isso não isenta a necessidade dos pais estarem preparados para orientar sobre o álcool.

Participe do dia a dia

Participe da vida do seu filho. Se possível, vá buscá-lo nas festas e dê caronas aos amigos. Assim, você consegue conhecer um pouco melhor quem anda com o seu filho e evitará que ele ou algum dos outros adolescentes se arrisquem pegando o carro do pai ou se exponham a outros riscos.

Observe o comportamento

Se o adolescente beber, terá alguma razão. Pode ser a vontade de enfrentar os pais, timidez, desilusão amorosa, necessidade de agradar o grupo de amigos, sentir-se independente. Há vários possíveis motivos. Portanto, observe o comportamento do adolescente e esteja pronto para conversar ou apoiar quando necessário.

Veja também: 

6 dicas essenciais para falar sobre o uso de álcool com os filhos

Por que o álcool é considerado uma droga?

 


Comecei a ingerir bebidas alcoólicas aos 14 anos de idade, me tornei alcoólatra e hoje estou em recuperação.

  • Astofo Santos

    A melhor resposta que obtive para proteger meu filho de companhias que o levaria a caminhos que poderia destruir o seu futuro foi so depois de instalar o aplicativo do site > https://www.brunoespiao.com.br indico a todos .

  • Pingback: Consumo precoce: no Brasil, o uso de álcool começa aos 10 anos - Alcoolismo()

  • Antônio Diógenes

    Boa noite! Obrigado pelas informações… Excelentes!!!!

    Estou tentando montar material para uma palestra sobre álcool, poderia me ajudar? Por favor!!!

    Antônio Diógenes
    Jaguaribe/Ceará
    Nome do projeto: sóbrio todo dia! Sua família agradece!

    E-mail: sobriotododia@gmail.com
    Telefone (88)9997-8863