Compreendendo os perigos do álcool

É comum ser discutido em sociedade os males que podem ser causados por diversas substâncias. Elementos que podem prejudicar a saúde de uma pessoa, além de todo o seu círculo social. Ao mesmo tempo, os perigos do álcool não recebem a mesma atenção.

Por mais que as suas consequências sejam de grande risco, envolvendo um grande número de indivíduos, diante do alto número de consumo desse tipo de substância. Grande parte de forma recreativa, no entanto, existem também aqueles que superam esse nível.

Algo que ocorre por causa do teor viciante do álcool. Uma característica que também está presente em outros tipos de substância, como o açúcar e o chocolate, por exemplo, no entanto o impacto causado pela bebida alcóolica é muito maior que os materiais citados.

Até porque ninguém irá começar uma briga por causa do alto nível de açúcar em seu sangue. Esse tipo de acidente costuma acontecer por quem se encontra fisicamente e mentalmente alterado, diante dos efeitos causados pelo consumo excessivo de álcool.

Isso em contar com os acidentes externos, no qual uma pessoa em um estado alterado pode não ter capacidade de lidar com alguns materiais, como uma lareira a gás area externa ou qualquer tipo de objeto que deve ser manuseado de forma segura.

Situação no qual o próprio ambiente doméstico pode ser prejudicado, diante do consumo exacerbado de álcool. Uma substância que diariamente traz impactos tanto para quem bebe, como para quem convive com a pessoa que conta com problemas alcoólicos.

Isso em uma situação onde uma boa parte das pessoas alcoólatras sequer reconhecem estar passando por um problema, o que acaba por prejudicar a busca por um tratamento. Afinal, como cuidar de algo que não parece apresentar nenhum problema?

Por outro lado, a situação é bem diferente, no qual uma pessoa com dificuldades com o álcool pode ter prejuízos até mesmo em seu ambiente de trabalho. 

Não conseguindo se concentrar o suficiente para operar suas funções, mas por sorte, empresas hoje em dia contam com sensores de segurança para máquinas para assim evitar diversos possíveis acidentes.

Além de muitas outras dificuldades que podem ter origem no consumo de bebidas de alto teor alcoólico. Algo que pode começar com uma simples atividade recreativa, durante eventos sociais e coisas do tipo, mas que pode crescer para um caso de dependência.

O problema da dependência do álcool

Por se tratar de uma substância liberada ao público, é comum que a população não enxergue o álcool como algo nocivo. Principalmente quando se trata sobre o consumo exagerado desse tipo de bebida, cujo risco se apresenta por ser um elemento viciante.

Atualmente é registrada a média de 3 milhões de mortes anuais causadas pela consumação excessiva de álcool, um índice preocupante que representa cerca de 5,3% dos óbitos que ocorrem em todo o mundo.

Um percentual estipulado pelas OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) junto à OMS (Organização Mundial de Saúde), que aponta o problema do alcoolismo não como algo isolado, mas sim como uma adversidade de nível mundial.

Sendo o álcool um dos índices responsáveis por causa de mais de 200 tipos de doenças e lesões. Um percentual que atinge não só o consumidor, mas também toda a sua rede de relacionamentos, como o seu ambiente familiar profissional, além de outros pontos sociais.

O consumo de álcool, por exemplo, é um dos principais responsáveis pelo número de acidentes de trânsito que ocorrem tanto no país como no mundo. Algo capaz de afetar tanto quem se encontra no volante, como no banco de carona.

Um risco que se expande para os pedestres e pessoas que se encontram em outros veículos. Todos podendo ser vítimas de um forte impacto, a ser causada por uma direção perigosa, com seus riscos sendo ampliados diante do consumo de álcool.

Não à toa, o consumo desse tipo de substância costuma ser uma característica que não se encontra sendo abrangida por seguro para moto suhai, ou por qualquer tipo de contrato de proteção, por reconhecer que o próprio motorista colocou sua vida em risco.

É justamente por causa desse tipo que mesmo sendo liberado consumo e comercialização de bebidas alcoólicas, existe um olhar atento por meio dos órgãos governamentais, desenvolvendo um conjunto de normas que devem ser aplicadas junto a esse consumo.

Tal como a proibição da venda de bebidas para menores de 18 anos, a proibição desses materiais no ambiente de trabalho ou de saúde, além da responsabilidade de quem trabalha com a divulgação de bebidas em esclarecer como o seu consumo excessivo é perigoso.

No que se destaca o termo “Beba com moderação”, presente em qualquer comercial de cerveja na televisão.

O mesmo tipo de anúncio de segurança que pode ser encontrado em materiais químicos perigosos, como produtos químicos para lavagem automotiva com o aviso de “Mantenha fora do alcance das crianças.”.

Avisos que são importantes para informar à população sobre a necessidade de se ter atenção ao seu nível de consumo de álcool, assim como o das pessoas ao seu redor, de forma a reduzir o número de acidentes causados por esse tipo de substância.

Principais acidentes causados pelo álcool

Existe uma amplitude de acidentes que podem ser causados ou ter seus impactos aumentados por causa da presença de álcool no organismo dos indivíduos envolvidos. Sendo então um tipo de situação a ser vista com atenção pela população.

Como aquele momento no qual o consumo desse tipo de bebida deixa de ser algo recreativo, como uma cerveja no almoço ou uma caipirinha em um churrasco, para se tornar em algo a ser consumido de forma excessiva, em momentos diversos do dia a dia.

Dentro dessa lista de acidentes que podem ter origem com o álcool, é válido destacar:

Acidentes de trabalho

Para que um estabelecimento comercial possa funcionar, ele deve contar com um certificado de AVCB corpo de bombeiros. Da mesma forma, para que esse negócio possa ter sucesso em sua empreitada, ele deve contar com o empenho dos seus profissionais.

Algo difícil de se ter acesso quando um funcionário é um alcoólatra. Situação que pode até mesmo resultar em acidentes, quando se trata de uma profissão que lida com materiais perigosos, colocando a vida das pessoas e de seus colegas em risco.

Tal como uma empresa de manutenção e recarga de extintores, que deve contar com o apoio de profissionais focados em suas atividades, para evitar a ocorrência de qualquer tipo de acidente em uma fábrica.

Índices de violência

O uso de substâncias químicas costuma se associar com os casos de índices de violência, como brigas domésticas, no trânsito, além de outras situações. O álcool acaba tendo um papel também negativo neste sentido.

Principalmente quando se trata de pessoas que já possuem algum grau de distúrbios psicológicos.

Acidentes no trânsito

Conforme indicado anteriormente, boa parte dos acidentes de trânsito são causados ou têm seus efeitos potencializados pelo consumo de álcool da pessoa por trás de um volante.

Pois até mesmo um acidente que poderia ser evitado, a partir da adoção de uma manobra de segurança, acaba ocorrendo quando o motorista não se encontra em condições de agir de forma apropriada, tendo seu intelecto afetado pelo álcool.

Práticas que costumam ser repassadas durante as aulas de direção, da mesma forma com que uma empresa costuma repassar suas normas de segurança para garantir a aprovação de projeto de combate a incêndio.

Lesões no fígado

Além dos acidentes físicos, o consumo de álcool em excesso pode trazer danos também para a saúde do usuário. Tal como acontece com o fígado desse indivíduo, que sofre por não conseguir produzir enzimas o suficiente para metabolizar o álcool no organismo.

Causando assim uma lesão capaz de prejudicar o funcionamento total desse órgão, a ponto de ser necessário um transplante para casos mais graves. Um problema que pode ser observado por meio de sintomas como:

  • Urina escura;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Enjoos e tonturas;
  • Perda de apetite;
  • Dor na região direita da barriga.

Uma lesão capaz de dar início a um câncer, o que é capaz de prejudicar todo o organismo da pessoa.

Problemas de fertilidade

Da mesma forma que um chuveiro de emergência lava olhos deve ser posicionado em um ambiente que lida com materiais perigosos, por precaução. O mesmo tipo de cuidado deve ser tido por quem pensa em trazer uma criança ao mundo.

Isso porque o consumo excessivo de álcool pode afetar os níveis de fertilidade do homem, além de prejudicar a formação do bebê em relação às melhores grávidas. Uma baixa performance sexual, causada por casos de impotência, também se associam ao álcool.

Diante de todos esses problemas, é importante se ter atenção ao seu nível de consumo de bebidas alcoólicas, assim como das pessoas ao seu redor, de forma a evitar uma série de adversidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta