15 filmes sobre alcoolismo que valem a pena assistir Alcoolismo / Feature / Notícias

Está a fim de assistir filmes sobre o alcoolismo? Pois dá só uma olhada nesta lista com os 15 melhores filmes sobre o tema. Vale a pena conferir:

1)      Vício Maldito

Joe Clay é um jovem publicitário que se apaixona por Kirsten, uma colega de trabalho. Eles acabam se casando, mas devido a uma pressão profissional muito forte ele começa a beber cada vez mais e acaba levando a esposa para o mesmo caminho.

2)      Às vezes o amor não é o bastante

Produção indicada ao EMMY sobre o conturbado relacionamento entre Lois Wilson, co-fundadora da Al-Anon, e seu marido, Bill Wilson Juntos, os dois promoveram grandes avanços na luta contra o alcoolismo por todo o mundo. A história revela ainda os bastidores da criação dos “Alcoólicos Anônimos”, organização idealizada por Bill e o médico Bob Smith, ambos ex-alcoólatras, e também como a dedicação quase que exclusiva de Bill ao projeto afetou a vida conjugal ao lado de Lois.

farrapo humano-1-3)      Farrapo Humano

Em Nova York, Don Birman sonhava ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio. Assim, completamente dominado pelo álcool e passa a ter como única meta obter dinheiro para continuar se embriagando, se esquecendo que as pessoas que o rodeiam sofrem por vê-lo neste estado e tudo fazem para afastá-lo da bebida. Mas enquanto a namorada, Helen St. James, editora de uma revista, quer ajudá-lo, ele bebe cada vez mais.

4)      À sombra do vulcão

Geoffrey Firmin, um ex-cônsul britânico, torna-se alcoólatra após separar-se de Yvonne Firmin e resolve permanecer morando no México com seu meio-irmão, Hugh Firmin, o pivô da separação. Geoffrey sempre aguarda a volta da mulher e, no Dia de Finados, ela retorna repentinamente, com a finalidade de reatar seu casamento. Entretanto, as marcas da separação eram maiores do que ela imaginava.

5)      O Veredicto

Advogado alcoólatra e decadente vê a chance de recuperar a sua auto-estima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico. Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e o caso não ir a julgamento, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo, que é defendido por um renomado e ardiloso advogado.

6)      Anjo Embriagado

Poderoso policial noir dirigido pelo mestre Akira Kurosawa. Após briga com criminosos rival, um gangster vai se tratar com médico alcóolatra. Passado logo após a Segunda Guerra Mundial, o filme revelou Kurosawa para o grande público e crítica internacional.

7)      Despedida em Las Vegas

Em Los Angeles, Ben Sanderson é um alcoólatra que, após ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde planeja beber até morrer. Lá conhece Sera, uma prostituta que também morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa dela, sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo de ganhar a vida. No entanto, a deterioração dele entrou em um processo irreversível.

8)      Ironweed

O esquizofrênico Francis Phelan e a ex-cantora Helen Archer se encontram por acaso e acabam desenvolvendo uma relação de afeto. Phelan e Helen são alcoolatras, mas tentam se ajudar mutuamente e encarar os fantasmas do passado

9)      Barfly, condenados pelo vício

Henry Chinaski é um escritor alcoólatra que inicia um romance cheio de contradições com Wanda Wilcox, outra freqüentadora assídua dos bares de Los Angeles. Neste cenário, surge uma terceira pessoa que vai mudar a relação do casal.

10)   Quando um homem ama uma mulherQuando Um Homem Ama Uma Mulher

Michael Green é um piloto de avião apaixonado por sua esposa Alice. Juntos, eles têm duas filhas e fazem de tudo para construir uma vida agradável para elas. Quando o alcoolismo de Alice vem à tona e ela é obrigada a se internar em uma clínica, a relação deles é abalada, e tudo pelo o que eles lutaram pode ser destruído, inclusive a integridade deles próprios como indivíduos, amantes e família. Resta saber se o amor entre Michael e Alice poderá superar essa situação.

11)   Nasce uma Estrela

Esther Blodgett é uma sonhadora artista que deseja se tornar uma grande estrela do cinema americano. Seu sonho se torna realidade quando ela conhece o astro de Hollywood Norman Maine, e os dois se apaixonam. Depois de um tempo, eles se casam, e a carreira de Esther começa realmente a decolar, e ela passa a ser chamada pelo nome artístico de Vicky Lester. Só que enquanto sua fama aumenta, seu marido está cada vez mais decadente e afundado no álcool, o que começa a abalar a carreira da esposa.

12)   Smashed

Kate e Charlie formam um jovem casal apaixonado. Eles compartilham uma paixão pela música, risos e álcool. Com o tempo, Kate desenvolve um comportamento antissocial que compromete seu trabalho como professora. Ela então decide entrar no AA e ficar sóbria, contando com a ajuda da amiga Jenny, do vice-diretor da escola e do seu marido. Mas nem tudo será fácil nesta jornada, pois essa transformação vai trazer à tona os outros problemas da sua vida.

13)   28 dias28-dias

Gwen Cummings uma escritora que leva sua vida de forma selvagem. Saltando de festa em festa, as coisas começam a mudar quando ela, bêbada, rouba a limusine no meio do casamento de sua irmã e bate com o carro numa casa. Encaminhada para um período de 28 dias numa clínica de reabilitação para dependentes de álcool, Gwen tem que aprender a vida num lugar onde as regras são rígidas e têm que ser cumpridas.

14)   Um novo caminho

Hervé é dono de um agência de notícias e vive para o trabalho, afogando suas angústias na bebida de maneira destrutiva. Decidido a mudar sua vida, interna-se por conta própria numa clínica para se livrar da dependência ao álcool. Lá, ele entra em contato com os dramas pessoais dos outros pacientes e passa a enfrentar seus próprios fantasmas. E é justamente ao se interessar pela jovem Magali, outra interna, que ele abre seus olhos para uma dura realidade.

15)   O Voo

Um experiente piloto da aviação comercial tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane. Porém, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. Filme indicado ao Oscar 2013.

Já assistiu algum desses filmes ou esquecemos algum filme nesta lista? Deixe seu comentário!


Comecei a ingerir bebidas alcoólicas aos 14 anos de idade, me tornei alcoólatra e hoje estou em recuperação.

  • gustavo barbirato

    Já assisti alguns desses filmes e o Voo possui uma passagem que retrata bem a situação. Em uma cena o filho pergunta ao pai quem ele é, gerando uma dificuldade na resposta. Essa perda de identidade e a busca da mesma é um fator importantíssimo na trajetória do dependente químico. Acho que foi uma grande sacada

  • Carlos Roberto Inácio

    Já assisti o Voo, é um filme expetacular, quem estiver afim de um ótimo filme pode assistir que não vai se arrepender.

  • Adenilson Viana Costa

    Assisti um filme exibido na Globo há alguns anos atrás, cujo nome não recordo, mas tratava do relacionamento de um casal perfeito e apaixonado. O problema surgia quando a mulher bebia, pois transformava-se radicalmente a ponto de atacar fisicamente e atentar contra a vida do namorado ou esposo. Ela busca tratamento e consegue levar uma vida normal, conforme vemos no final do filme, onde eles aparecem juntos, felizes, casados e com uma garrafa de refrigerante do lado. Alguém conhece esse filme?

    • Sidnei Esteves dos Santos

      Não se se o filme é esse, mas a história do filme “Quando um homem ama uma mulher” se parece bastante com o que você relatou.

  • Pedro Arnaldo

    O valor da vida. Conta como foi fundado o AA e como Bill e Bob foram decisivos para o sucesso desta irmanadade