9 Dicas para parar de beber O álcool

Parar de beber nem sempre é fácil. Como o álcool é uma droga muito acessível e muito associada a festas e comemorações, para muitos se torna muito difícil parar de beber e encontrar o caminho da sobriedade. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você neste objetivo. Confira:

Veja 9 Dicas para parar de Beber:

1) Comece hoje

Não é preciso deixar para segunda-feira ou para o próximo mês. Quando tomamos a decisão de mudar algum hábito, é possível começar hoje.

2) Não tenha álcool em casa

Ter qualquer tipo de bebida alcoólica em casa pode prejudicar quem quer ou precisa parar de beber. Por isso, não compre. Ganhou de presente uma garrafa de vinho? Recuse ou dê para alguém. Na sua casa há quem bebe? Peça para que não beba dentro de casa ou perto de você. Não facilite as recaídas.

3) Avise as pessoas

Quando a família e os amigos de verdade sabem que você deseja parar de beber podem dar apoio e suporte ao seu objetivo. Avisar os mais próximos da sua decisão também evita que te ofereçam qualquer tipo de bebida alcoólica.

4)  Situações de risco

Cuidado com lugares, pessoas e situações onde você sabe que podem te incentivar a beber. É o caso de bares, botecos ou mesmo pessoas que não vão apoiar seus esforços de parar com o consumo de álcool com a velha frase “Ah, só uma não faz mal”.

 5)  Aprenda a dizer não

Você não precisa beber porque os outros estão bebendo e nem deve sentir-se na obrigação de aceitar bebida. Por isso, aprenda a dizer não. Se persistirem, mantenha-se longe dessas pessoas.

6)  Imagine-se sem álcool

Pense nos benefícios que você terá quando conseguir manter-se longe do álcool. Uma boa forma é criar uma lista do que te motiva parar de beber.

7)      Mantenha um diário

Ter um lugar onde você pode escrever todos os dias e em qualquer hora sobre seus sentimentos, conquistas e dificuldades na decisão de parar de beber pode ser muito benéfico.

8)      Psicoterapia

Muitas pessoas começam a beber por ansiedade, frustração, estresse ou problemas familiares e profissionais. Com ajuda terapêutica, é possível cuidar dos gatilhos emocionais que estão por trás do abuso de álcool. Veja tratamento psicoterapêutico para alcoolismo.

9)      Seja persistente

A maioria das pessoas não consegue parar de beber na primeira tentativa. Por isso, esteja preparado para enfrentar os obstáculos e recomeçar, se houver recaída. Persista, pois valerá a pena.

Tratamento do Alcoolismo

Programa intensivo de reabilitação

Desde 2005, mais de 5 mil pacientes comprovaram os resultados da metodologia.

Preencha o formulário abaixo para conhecer a metodologia de tratamento do alcoolismo exclusiva da Clínica Terapêutica Viva.


Comecei a ingerir bebidas alcoólicas aos 14 anos de idade, me tornei alcoólatra e hoje estou em recuperação.

  • o control drink é um suplemento mineral que ajuda parar de beber; http://www.controldrink.com.br

  • Marcelo Pereira

    Parabéns a todos que lutam contra o vício do álcool,meu coração se alegra se cada irmão sair desse vício e levar uma nova vida.
    Jesus ama a todos nós.

  • Jorge Mello

    bom dia estou nesse proposito a parti de e tambem gostaria de comecar uma nova vida sem alcoll

    • Anderson P

      Bom dia Jorge! Lhe desejo muita força nesse momento. Não é nada fácil tomar essa sua decisão. O que posso te falar é para nunca desistir e se perdoar sempre!!! Tentando melhorar a cada nova tentativa.

      Um grande abraço

      Anderson (dez meses sem beber)

  • David

    Estou neste proposito…Começar uma vida sem álcool…!!!!

  • Elias Leonardo da Silva

    Não quero isso ta acabando comigo tou com depressão profunda bebo para mim sentir bem estar horrível preciso de ajuda abraço Deus abençoei vocês

    • claudia cristina da silva

      Meu namorado bebe todos os dias. Eu e a família dele estamos sofrendo muito. Ele não admite que é um dependente. Por favor me ajudem. Me dê uma luz. O que posso fazer para ajuda-lo? Obrigada!