Recife: combate às drogas ganha força na região

A Região Metropolitana de Recife (PE) passa por um momento de otimismo em relação às drogas. O tema foi pauta de candidatos a prefeito da região, o que mostra a urgência de se investir em ações de prevenção e na rede de atenção ao uso indevido de drogas. Políticas públicas são necessárias, principalmente depois de 15% da população da Grande Recife terem admitido já usar drogas.

A Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, realizada em 2011, também havia revelado que 5% da população usavam drogas frequentemente.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, Adriano Oliveira, um dos dados mais reveladores é o de que, mesmo com 12% dos entrevistados admitindo ter experimentado maconha, esse percentual pode ser maior, já que 58% dizem conhecer usuários frequentes da erva.

À medida que o uso preocupa, os governos de Recife e de Pernambuco se mobilizaram, ao longo do ano, para serem incluídos no Plano Nacional de Combate ao Crack. Segundo o Governo Federal, o Estado deve receber cerca de R$ 85 milhões até 2014, para investimento em prevenção e também no combate ao tráfico.

Tratamento

Enquanto os investimentos públicos não chegam da forma como necessária, a iniciativa privada começa a ser um grande aliado da sociedade. Em Recife, acaba de ser inaugurada a mais recente unidade da Clínica Viva, a maior rede particular de tratamento da dependência química no Brasil. Com profissionais qualificados e projeto de tratamento já praticado com sucesso em outras cidades importantes e capitais brasileiras, a Clínica chega à cidade sendo bem acolhida por sua gente.

Na recém-inaugurada unidade, será oferecido o plano de tratamento ambulatorial sem a necessidade de internação Personal CARE®, o atendimento às famílias e o encaminhamento para internação em clínicas de recuperação próprias localizadas no interior de São Paulo.  A equipe terapêutica conta com psicólogos, consultores e parceria com psiquiatra.  A Clínica Viva Recife será dirigida pela psicóloga Ana Laura Parlato, que também é responsável por outras unidades de internação e de tratamento ambulatorial.

 

Unidade Recife
Av. Engº Domingos Ferreira nº 1970 – Boa Viagem
2º andar sala 208 – Cond. Alameda das Acácias
Fone:  (81) 3032.4567

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *