Saiba as doenças relacionadas ao consumo de álcool

Há quem diga que beber não faz mal. Muitos até tentam justificar bebedeiras dizendo ser algo benéfico para a saúde. Entretanto, tanto o abuso do álcool (quando se toma cinco doses em um curto período de tempo), quanto o alcoolismo (pessoa dependente de álcool), pode acarretar diversos problemas de saúde.

No abuso do álcool, algumas consequências são rápidas, como perda de coordenação motora, sonolência, fala arrastada, falhas na memória, irritações no estômago e sobrecarga nos rins e fígado ao fazê-los trabalhar mais para conseguir processar a bebida.

Já no alcoolismo, as consequências são ainda mais sérias. Existem vários males relacionados à bebida, entre as principais estão doenças como hepatite alcoólica, cirrose, câncer, cardiopatias, infarto, AVC Isquêmico, gastrite, úlcera, diabetes, desnutrição, entre outras. E, mesmo assim, muitos alcoolistas só buscam tratamento para a dependência após ser constatado doenças relacionadas ao álcool.

O alcoolismo é uma doença crônica, ou seja, não há cura. Porém, há tratamento. Se você conhece uma pessoa que esteja sofrendo pela dependência do álcool, procure ajuda profissional.

Com informações do Ministério da Saúde e do artigo ‘Consumo de álcool e suas consequências: uma análise sem moderação’.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *