Aumentam flagrantes de motoristas alcoolizados em São Paulo

Aumentam flagrantes de motoristas alcoolizados em São Paulo

O número de motoristas embriagados que foram flagrados pela Polícia Militar aumentou no começo de 2012. No primeiro bimestre deste ano foram 470 registros, contra 82 no mesmo período de 2011.

Essas ocorrências levam em conta flagrantes de embriaguez ao volante, quando o motorista apresenta uma concentração de álcool por litro de sangue igual ou superiora a seis decigramas. Como pena para este crime está prevista a prisão que pode durar de seis meses a três anos.

Casos onde detecta-se a presença de álcool também subiram, mas a concentração por litro de sangue é menor do que seis decigramas – o que é considerada como infração pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O artigo 165 do Código foi infringido por 163 motoristas nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, enquanto 1.925 autuações ocorreram no mesmo período de 2012, o que representa um aumento de 1.081%.

Em casos como este, pode ser aplicada uma multa e o motorista pode ter o direito de dirigir suspenso. Segundo a Polícia Militar, o número de flagrantes aumentou por conta do aumento de fiscalização nas vias. Nos dois primeiros meses de 2012, 35.050 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro, enquanto em 2011 foram 9.055.

Com informações da Folha de São Paulo.

Deixe uma resposta