Chave só abre carro se o motorista não ingeriu álcool

Há campanhas, leis e fiscalização. No entanto, ainda é pouco para o número de acidentes no trânsito envolvendo motoristas alcoolizados. Pensando nisso, a empresa Fiat criou uma chave que só libera as portas do automóvel se o motorista não ingeriu nenhuma bebida alcoólica. Ela deverá ser comercializada como acessório na concessionaria.

Fiat Safe Key faz parte do projeto de conscientização sobre o risco de beber e dirigir. Segundo o desenvolvedor da chave, Fred Saltanha, não basta apenas criar campanhas para fazer com que as pessoas parem de dirigir após consumir álcool, é necessário impossibilitar que ele consiga pegar o carro.

Safe Key funciona como um mini-bafômetro e leva cerca de um segundo para identificar se o motorista bebeu ou não. Caso ele tenha consumido bebidas alcoólicas, uma luz vermelha se ascende, e a chave do tipo canivete, não aparece. Se não houve ingestão de álcool, a chave é projetada,

A chave ainda possui uma ferramenta que ao acusar que o motorista bebeu, se conecta via Bluetooth com o celular e envia um SMS através de um aplicativo de táxi com um contato previamente cadastrado.

A chave demorou cerca de 8 meses para ser desenvolvida e está na fase de pré-produção para escolha de materiais. De acordo com a empresa, Safe Key deverá ser lançada oficialmente em 2016. Não há informações sobre o preço que será cobrado pelo acessório.

O que você achou dessa novidade? Deixe a sua opinião nos comentários.

Fonte: TV Cultura  

Deixe uma resposta