Desculpas de um alcoólatra

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao entrar em contato com pessoas que têm problemas com bebidas é natural ouvir as famosas desculpas de um alcoólatra.

As frases variam, de acordo com a maneira em que é confrontado e o assunto referente a “suposta” dependência química.

Por isso, neste post, irei apresentar para você quais são essas desculpas mais comuns. Vamos começar?

Desculpas de um alcoólatra

1 – “Eu paro a hora que eu quiser”:

Uma das desculpas de um alcoólatra mais comum é a “eu paro a hora que eu quiser”.

Dependentes químicos tendem a dizer essa frase por realmente considerar que tem o controle total da bebida.

Porém, isso acontece devido à dificuldade de entender o que está acontecendo com o corpo e o fato de não conseguir ficar muitos dias sem a bebida pode ser um vício.

2 – Desculpas de um alcoólatra: “Eu mereço me divertir”:

Muitas pessoas utilizam o álcool como um meio de se sentir mais sociáveis, falar mais em um evento, ser menos inibido.

Seja em eventos em família, festas com amigos e até mesmo em reuniões de negócios. Por sentir medo de ser rejeitado, por ser quem é, eles tendem a beber para se tornarem mais divertidos.

3 – “A vida é curta, precisamos aproveitar”:

Outra desculpa que um alcoólatra tende a dar é que a vida é muito curta e, por isso, ele precisa aproveitar cada momento de sua vida. Claro, isso não pode acontecer sem a bebida.

O problema é que sempre que se sentir deslocado, triste ou imaginar que precisa aproveitar mais a vida, ele vai beber, tendo dificuldade de passar momentos socializando com outras pessoas sem beber, pois, não pode deixar esses momentos “passarem”.

4 – Desculpas de um alcoólatra: “Beber me deixa mais calmo”:

Um dos efeitos da bebida no comportamento é o relaxamento, entretanto, o álcool, principalmente cerveja e vinho tendem a deixar a pessoa confiante, energética, triste e em muitas vezes agressiva.

Normalmente, a bebida tende a intensificar os sentimentos da pessoa, “destravando” a mente. Não por acaso, muitos tendem a falar coisas que não falariam se estivesse sem beber.

5 – “Se eu não beber, vou fazer o quê?”:

Essa é, com certeza, uma das mais comuns entre os alcoólatras que consideram que, se não está bebendo, não está fazendo nada. Se for para um evento e não beber, para ele não faz sentido ir.

Além disso, muitos dependentes químicos consideram que estão fazendo “alguma coisa” se estão bebendo. Caso contrário, eles não acham que estão aproveitando o tempo.

Agora que você sabe quais são as desculpas de um alcoólatra, fica mais fácil entender quando é a pessoa em si que está falando ou é o seu vício dando alguns sinais.

Isso é um passo importante para orientar o familiar a buscar ajuda, pois, o princípio da negação começa com as desculpas.

Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado de alguma forma e, você possa dar os próximos passos, seja em busca da sua recuperação ou de um amigo, ou familiar.

Grande abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *