Como lidar com a Síndrome de Abstinência do Álcool?

Quando uma pessoa que ingere bebidas alcoólicas constantemente diminui ou fica totalmente sem a bebida de uma hora para outra pode apresentar alguns sintomas e sinais que são chamados de Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA).

Esses sinais podem variar de intensidade, mas os mais comuns são agitação, ansiedade, alterações no humor (irritabilidade, por exemplo), tremores, náuseas, vômitos, taquicardia, hipertensão e, em casos mais graves, pode haver alucinações, convulsões e Delirium Tremens.

Mas o que fazer quando uma pessoa apresenta sinais da SAA? Depende da intensidade dos sintomas. Um ambulatório consegue tratar maior parte dos pacientes, porém, os casos graves necessitam de hospital, como é o caso do Delirium Tremens, onde os médicos ficarão monitorando a frequência cardíaca, pressão sanguínea e a frequência respiratória.

É importante ressaltar que exames médicos são fundamentais para avaliar os danos do excesso de álcool no fígado, no coração e nos demais órgãos.

Administrar a Síndrome de Abstinência do Álcool é um importante passo no tratamento da dependência do álcool e pode ser usado para motivar o paciente a continuar o processo de recuperação. É um bom momento para a família intervir e ter uma franca conversa com o paciente.

Saiba tudo sobre tratamento do alcoolismo.

 

Com informações da Revista Brasileira de Psiquiatria. Artigo “Consenso sobre a Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) e o seu tratamento”. 

5 comentários sobre “Como lidar com a Síndrome de Abstinência do Álcool?”

  1. Não sei o que fazer tenho minha mãe e eu, ela já fais o uso de bebida alcoólica há uns 10 anos, ela está em estágio q eu não sei o que fazer…o em primeiro lugar ela não aceita que fala sobre o alcoolismo dela…agora ela está em minha casa há uns 3 dias chegou vomitando muito tremendo com diarréia…cuidei dela agora ela está bem melhor, mais creio que ela está com a crise de abstinência a mente dela está confusa não fala nada com nada…dorme um pouco mais acorda falando que tem pessoas chamando…eu falo que não tem ninguém mais ela insiste em dizer que tem…eu não durmo a duas noite…ela tem 66 anos está bem debilitada eu estava pensando em ir buscar por ajuda judicial, mais não sei como fazer me ajudem por favor…

  2. Pingback: Alcoolismo » Alcoolismo: 5 sinais para reconhecer a doençaAlcoolismo

  3. Pingback: Recaída: hora de recomeçar a luta contra o alcoolismo | Alcoolismo

  4. Pingback: Descubra porque o alcoolismo enfraquece os músculos | Alcoolismo

  5. Pingback: Abstinência | Alcoolismo

Deixe uma resposta