Campanhas veiculadas nos meios de comunicação

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Os acidentes automobilísticos estão dentre as principais causas de morte em muitos países e acarretam um pesado ônus em termos de gastos aos cofres públicos.

Apesar de haver uma série de fatores relacionados, a associação de bebidas alcoólicas e direção é uma das mais causas mais freqüentes.

Para combater o uso indevido de álcool, muitos países têm investido em campanhas nos meios de comunicação em massa e os resultados não são consensuais.

Atento a essa questão, o autor fez uma meta-análise dos artigos publicados na literatura científica sobre a efetividade das campanhas de combate ao beber e dirigir veiculadas na mídia. O autor selecionou apenas pesquisas sobre campanhas de combate ao beber e dirigir desassociadas de outras formas de redução. Foram selecionados oito e as campanhas foram divididas em três categorias: natureza social, efeitos sobre a saúde e sobre a legislação.

O autor refere redução de 13% nos acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool e de 10% nos acidentes com vítimas durante e após a campanha. As campanhas acarretaram grande economia de dinheiro para o Estado e sociedade pela diminuição dos custos médicos, da perda de produção e dos danos materiais.

No Estado de Victoria (Canadá) a campanha custou aproximadamente U$400.000,00 e a economia foi calculada em U$ 8.300.000,00. Não houve diferença, em termos de efetividade, quanto a natureza das campanhas (sociais, de legislação e de saúde).

O autor ressalta que essas campanhas devem basear o conteúdo de suas mensagem em fatos baseados em evidências e não em opiniões de especialistas. O autor afirma, também as campanhas aumentam a aceitação da população de outras formas de combate ao beber e dirigir.

Fonte: Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA (www.cisa.org.br).

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